DESCRIÇÃO
As terras raras são 17 elementos químicos muito parecidos, mas que diferem no número de elétrons em uma das camadas da eletrosfera do átomo. São agrupadas em uma família na tabela periódica porque ocorrem juntos na natureza e são quimicamente muito parecidos.
As formas elementares de terras raras são tipicamente metais macios, maleáveis e dúcteis, geralmente reativos, especialmente em altas temperaturas ou quando finamente divididos, com cores variando de cinza escuro a prateado.
As propriedades químicas e físicas das terras raras podem ser usadas em uma ampla variedade de aplicações tecnológicas e de energia limpa.
Os elementos de terras raras (ETR) estão contidos, principalmente, nos minerais dos grupos da bastnaesita (Ce, La)CO3F, monazita (Ce, La)PO4, argilas iônicas portadoras de terras raras e xenotímio (YPO4).
USOS E APLICAÇÕES
Os elementos de terras raras tem seu uso proeminente em áreas de alta tecnologia e com poucos ou nenhum substituto que proporcione desempenho igual ou superior.
Os principais usos e aplicações são: ímãs permanentes; catalisadores para industria petrolífera e química; ligas metálicas ferrosas; ligas metálicas não ferrosas; fósforos para lâmpadas; pós para polimento; fabricação de vidros e lentes especiais; fibras ópticas dopadas com TRs; baterias de níquel - metal -hidreto - (Ni-MH) e cerâmicas.
MERCADO
A produção desses minerais está concentrada na China (73%), que detém um terço das reservas mundiais. Brasil, Vietnã, Austrália, Malásia, India e Russia detém o restante das reservas mundiais.
As transformações no mundo tecnológico fazem com que o mercado para os Elementos de Terras Raras seja grande e crescente. O domínio produtivo da China, a recente guerra comercial entre a China e Estados Unidos e a grande reserva brasileira de Terras Raras oferecem oportunidades ímpar para o Brasil e consequentemente para a Terra Brasil Minerals.